TECLADO VIRTUAL PARA A ESCRITA DE LIBRAS - CREICE BART Y LUCILA SANTAROSA
A grande maioria dos teclados virtuais ou simuladores de teclados é destinadaao usuário que possui deficiências físicas ou motoras graves, permitindo que os mesmos possam ser incluídos através de ferramentas digitais, a fim de permitir-lhes a inclusão social através da comunicação.
Atualmente um novo teclado vem sendo estudado eorganizado pelo Núcleo de
informática na Eduacação Especial-NIEE-UFRGS,com a supervisão da professora Doutora Lucila Santarosa
O propósito primordial no desenvolvimento deste teclado está na concepção de que sujeitos surdos não possuem uma escrita condizente com a natureza da sua língua materna, pou seja, a Libras (Língua Brasilerira de Sinais).
A grande justificativa acerca desse projeto está na observação ao longo do tempo, em relação à dificuldade de aprendizagem de pessoas surdas e deficientes auditivas durante a sua vida escolar e mesmo na interação social, pelo problema da comunicação. Durante muitos anos foi incentivado a oralização, que pretendia que essse sujeito aprendesse a falar mesmo sem ouvir o próprio som das suas palavras.
Porém, anteriormente fora negado como se contrói o pensamento destas pessoas. As pessoas ouvintes, quando pensam em algum objeto, por exemplo, relacionam sua palavra em portugês pensando de forma sonorizada. Para pessoas surdas, este pensamento não tem som, somente tem o elemento visual. Quando se passa a estabelecer conceito às palavras com sentido abstratos em português a estas pessoas, a construção desse mesmo conceito s etorna extremamente difícil, em Libras, por serem duas línguas completamente diferentes. Com isto ao ensinar uma segunda língua (português) para crianças surdas a fim de que se expressem graficamente, em que a fala interior que é a Libras, sua aprendizagem passa a não ser significante. Vigostsky (1997)
Arrasou professora Silvana!Vc é uma porta para a inclusão dos surdos na sociedade!
ResponderExcluiroi
ResponderExcluircomo fazer pra falar com surdo e mudo pode me ajuda
ResponderExcluir